Vírus de Computador: como reconhece-los

Ninguém gosta de ter uma máquina com um vírus de computador, mas infelizmente eles sempre farão parte de nossas vidas. Portanto saber se prevenir dessas ameaças é vital para o bom funcionamento de uma máquina, ou até de uma empresa. Afinal, uma única máquina infectada pode “transmitir” o problema para várias outras, comprometendo toda uma estrutura de TI.

Mas se mesmo depois de todos os cuidados e precauções, mesmo assim uma ou mais máquinas forem infectadas? Como saber se fui afetado por um malware e assim possa tomar as medidas para que possa eliminar o problema?

Imagem de foco sobre vírus de computador site hardtec

Alguns sinais da presença de vírus

Computador lento

Embora muitas vezes não seja o caso, se o computador rodava perfeitamente e agora está lento, pode ser um vírus. Isso acontece pelo fato dos vírus usarem a própria máquina para funcionar, comprometendo o desempenho geral como resultado.

Antivírus para de funcionar

Vírus muitas vezes existem com a finalidade de roubar informações pessoais como senhas de emails, números de cartão, etc. Dessa forma, não é nada vantajoso para o vírus ser notado pelas ferramentas de defesa da máquina e ser eliminado. Então uma das primeiras coisas que eles fazem é muitas vezes desligar essas ferramentas, que precisam ser religadas manualmente.

Barras de ferramentas

Provavelmente um dos sinais mais clássicos da presença de vírus é quando uma nova barra de ferramentas aparece no navegador. Se você não instalou ela ou se não foi de um local confiável, é provável que a máquina esteja infectada.

Programas de segurança falsos

Se a primeira coisa que você faz quando um vírus aparece é usar um antivírus, por que não disfarçar o vírus? Assim muitos vírus acabam por serem feitos para parecerem com programas de antivírus, enganando o usuário para causar poderem operar. Se uma mensagem de um programa de segurança que você não lembra de ter instalado, pode ser um vírus escondido.

Tráfego de internet alto demais

Assim como a máquina, a internet ficar muito lenta sem motivo aparente pode ser obra da presença de vírus. Certos programas usam sua rede para baixar arquivos e dados para sua máquina, assim como outras finalidades em geral ilícitas. Sendo assim, se a internet estiver lenta mesmo fazendo as coisas mais mundanas e cotidianas, desconfie imediatamente.

Windows (ou similares) não inicia

Este é sem dúvida o sinal mais claro, e o mais temido, de que existe algo de errado na máquina. Uma vez que os vírus podem danificar certos arquivos, eles podem também danificar o sistema inteiro, impedindo a sua inicialização. Mas além disso há o risco de se perder todos os documentos, imagens e arquivos salvos na máquina.

Mas como posso me proteger adequadamente?

Primeiramente a precaução e o cuidado são as melhores formas de impedir o aparecimento de ameaças em suas máquinas. Por exemplo, ações como usar o antivírus para “varrer” a máquina constantemente já é de grande ajuda para tal finalidade. E ao mesmo tempo deve-se evitar a instalação e o download de programas de origem suspeita em seu computador.

Mas se mesmo assim um dos sinais acima apareceu na máquina, qual a melhor maneira de acabar com o problema? Fazer uso de programas de segurança confiáveis já deve resolver a maioria dos casos de infecção por malwareE se mesmo assim o problema persistir, então a melhor coisa a ser feita é usar um service desk qualificado.

Clique aqui para saber como encontrar um bom service desk.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *