Nobreaks

Ninguém gosta de perder todo o trabalho depois de horas por uma queda de energia, então como prevenir isso? Para isso existem os Nobreaks, mantendo o seu trabalho salvo e seguro mesmo em situações de queda de energia.

Em primeiro lugar, o que são os Nobreaks?

Em resumo, os Nobreaks são fontes de alimentação que mantêm os seus equipamentos funcionando mesmo quando há uma queda na rede elétrica no local. Além disso, os nobreaks regulam a voltagem e pureza da energia que chega para os aparelhos eletrônicos conectados nele.

Ainda que o nobreak seja muito útil, vale lembrar que ele não é para ser usado por muito tempo. O tempo ganho para manter os equipamentos funcionando sem energia é curto, com o propósito de garantir uma ação emergencial. Ativar geradores, desligar os equipamentos com segurança e manter o trabalho salvo são as principais funções do tempo ganho pelos nobreaks.

Mas eu realmente preciso dos nobreaks?

Interrupções, mesmo que pequenas, podem inesperadamente causar problemas muita mais graves do que eles parecem logo de cara. Uma súbita queda de energia em um equipamento de TI pode ser desastrosa, assim danificando seriamente os equipamentos. Um único pico de energia pode parar suas operações por um período de 10 horas, assim como causar perdas irreparáveis. Surpreendentemente, existem estudo que mostram que nos EUA perdem-se R$400 bilhões anualmente por conta de falhas na energia elétrica. Portanto, imagine os prejuízos no Brasil, que têm uma infraestrutura elétrica bem inferior à dos Estados Unidos.

Energia fornecida não é "limpa"

A energia fornecida pela rede sofre variações, assim tornando-a “suja” de forma normalmente desprezível para o nosso dia-a-dia. Contudo essa “sujeira” pode danificar seriamente os equipamentos de TI mais sensíveis, causando sérios problemas e afetando negativamente seu desempenho.

Energia Elétrica não é 100% confiável

Mesmo com uma confiança de 99,9%, o 0,01% restante causará falhas e quedas de energia por 9 horas anuais.

Intensificação de problemas e riscos

Conforme o tempo passa, os equipamentos de TI vão ficando cada vez mais complexos e miniaturizados devido aos avanços tecnológicos.  Embora isso seja positivo, eles também vão ficando mais sensíveis às falhas de energia, aumentando as chances de falhas graves.

Geradores e supressores de ruído não são suficientes

Geradores fornecem energia por longos períodos de tempo, mas não podem proteger equipamentos contra picos súbitos de energia. Por outro lado, supressores são bons contra picos de tensão, mas ruins contra problemas de sub-tensão e apagões de energia.

Disponibilidade

Para se manter competitivo no mercado, empresas precisam de uma estrutura de Ti operando a todo momento sem falhas. Uma interrupção pode inegavelmente significar uma possível perda de um cliente para um concorrente, gerando prejuízos para o negócio.

Custos de energia

Manter despesas com energia baixas pode ser um desafio, pois equipamentos precisam operar a todo momento sem falta. Assim, um nobreak pode gerar economia financeira ao gerar uma economia de energia.

Tipos de Nobreaks

Standby (off-line)

O mais comum e barato, serve ao propósito de carregar sua bateria interna enquanto conectado com uma tomada, estocando energia. Como resultado, quando há uma falha de energia, o usuário ganha tempo suficiente para salvar seu trabalho para evitar perdas.

Por outro lado, esse tipo de nobreak não protege equipamentos contra contra surtos ou variações de tensão na corrente. Além disso, seu uso não é recomendado para aplicações de alta importância, sendo o uso doméstico o mais recomendado.

Linha Interativa

Similar ao standby, é feito com o propósito de também proteger equipamentos contra variações de tensão e surtos elétricos. Assim sendo, este é o tipo de nobreak ideal para locais aonde essas variações ocorram com certa frequência.

Entretanto, por eles fornecerem uma melhor proteção, os nobreaks de linha interativa são mais caros que os de standby. Por isso ele é normalmente o mais recomendado para pequenos e médios escritórios.

Dupla Conversão (on-line)

E finalmente, este nobreak é o que fornece a melhor proteção para problemas de falta de energia e variações elétricas. Já que ele não usa só baterias, mas também converte a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC). Parte da corrente contínua alimenta a bateria, enquanto que a alternada continua a fornecer energia aos aparelhos conectados ao nobreak.

Essa conversão torna este nobreak o mais caro, mas também o que melhor previne problemas de tensão de entrada. São os mais indicados para equipamentos sensíveis e críticos para o funcionamento de empresas.