Embora os computadores tenham se tornado parte de nossas vidas, muitos ainda desconhecem como ele funciona ou seus componentes. Por exemplo, muitas pessoas não sabem a diferença entre os diferentes tipos de memória que o computador usa.
Saber quais são eles pode ajudar você a identificar possíveis problemas mais facilmente, permitindo tomar melhores decisões durante imprevistos. Assim explicaremos o básico dos tipos de memória usados pelo computador para você melhor compreender como elas funcionam.
Primeiramente, para entendermos os tipos de memória existentes, precisamos saber um pouco sobre a diferença entre a volátil e não-volátil. Ambas são usadas pelo computador para guardar informações, mas a forma que elas fazem isso é bem diferente.
Primeiramente, a memória volátil funciona através de peças do computador que guardam as informações de forma temporária. Assim o que está guardado nela precisa ser constantemente atualizado, o que é feito através de impulsos elétricos. Portanto, se os dispositivos não receberem eletricidade, toda informação guardada neles será perdida, como durante uma queda de energia.
Em seguida temos a memória não-volátil, que difere da volátil por não precisar de constantes pulsos elétricos para operar. Então exemplos desse tipo de memória seriam a memória do HD do computador e as memórias RAM e ROM.
É uma memória não-volátil com a finalidade de guardar grandes quantidades de informações, como documentos, imagens e programas. Pode ser guardada em um HD convencional ou em um SSD, assim preservando os arquivos para um uso futuro. Se quiser saber qual a diferença entre um HD e um SSD, clique aqui para mais informações.
A RAM (Random Access Memory) é uma memória volátil com a finalidade de guardar dados temporariamente no computador. Em resumo, ela é uma memória de leitura e gravação, pois o computador realiza as duas ações quando usa ela.
Dessa maneira, as informações sobre os dados, programas e sistemas operacionais necessárias para o computador funcionar são armazenadas e acessadas temporariamente. E caso o computador não precise mais das informações, elas são enviadas para outro local ou deletadas, permitindo novas gravações.
A ROM (Read Only Memory) é uma memória não-volátil que não pode ser apagada, apenas acessada e lida pelo computador. Em princípio ela existe em um chip fixado na placa e na BIOS (Basic Input/Output System). Ela contém informações e dados vitais ao sistema, de tal forma que justifica sua proteção contra manipulações e novas gravações.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs