Internet das Coisas: O que ela é?

Provavelmente quem está lendo este artigo tem contato constante com tecnologia, seja na forma de celulares ou computadores. Isso se deve principalmente ao aparecimento da Internet e do barateamento dos computadores e avanços tecnológicos, alterando as interações que temos com a tecnologia. Mas as pesquisas na área de TI nunca param, levando eventualmente à Internet das Coisas.

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o assunto, que está ficando cada vez mais relevante e discutido. Mas afinal o que é a Internet das Coisas e como ela pode afetar o dia a dia das pessoas?

A Internet das Coisas conecta diversos dispositivos que você nunca imaginaria

Sendo assim, o que é a Internet das Coisas?

Primeiramente temos que relembrar que essas mudanças só são possíveis graças aos avanços mencionados no começo do artigo. Em suma, a maior disponibilidade do uso da Internet, o aumento do uso de celulares e o uso de Wi-Fi. Tudo isso serve para fomentar um ambiente mais propício para a Internet das Coisas.

Resumidamente, a IdC (ou Internet of Things – IoT) é simplesmente é a conexão automática de qualquer dispositivo com a internet ou outros dispositivos. Isso ocorre devido principalmente à capacidade de se conectar e desconectar da Internet de forma automática, sem interações humanas.

Assim essas conexões podem acontecer com celulares e computadores até máquinas de lavar, torradeiras e qualquer outro dispositivo imaginável. Mas até mesmo componentes de máquinas como as turbinas de um avião podem ser conectadas através da Internet das Coisas.

Mas como tudo isso me afeta?

Em conclusão, a regra geral para o futuro será “se isso puder ser conectado com a Internet, ele será”. Seja como for, esse processo já está acontecendo, com mais de 7 bilhões de dispositivos já conectados na IdC.

Mas por qual motivo eu iria querer que isso acontecesse? Bem, o principal motivo seria as várias formas de facilitar a sua vida, por exemplo, na hora de comprar comida. Primeiramente, sua geladeira pode manter um inventário de seu conteúdo e o quanto é consumido em cada refeição. Em seguida a geladeira pode notificar você através de uma mensagem que você está ficando sem leite ou outra comida.

Além disso, pode ser que a geladeira se comunique com o supermercado de sua preferência, que irá enviar tudo sem você precisar sair de casa. Outro exemplo seria um despertador que aciona a máquina de café e aquece a água do chuveiro quando você acorda.

Finalmente, se você quiser saber mais sobre como as redes de computadores funcionam, clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *