Home Office

Conforme o Corona Vírus se espalha pelo mundo, medidas de contenção e quarentena foram implementadas em diversos países pelo mundo. E embora uma dessas medidas seja a paralisação temporária das atividades em empresas, muitos funcionários passaram a usar o Home Office para compensar. Mas o que é o Home Office e como você pode usá-lo para não ter seu trabalho comprometido?

O Home Office oferece diversas vantagens, mas também desvantagens.

O Home Office

Basicamente, o Home Office é simplesmente o ato de se trabalhar fora da empresa, modo utilizado por quase 4 milhões de brasileiros. Esse regime pode funcionar não apenas com um vínculo empresarial (teletrabalho), mas também por freelancing e empresas em residências.

Além disso, graças à Internet, e programas como Skype, Whatsapp e soluções na nuvem, o Home Office fica mais acessível. Portanto, se um trabalho só precisar de conexão com a Internet e um computador, o Home Office pode ser usado.

O Bom e o Ruim de se trabalhar em casa

Vantagens

  • Menores gastos com transporte entre casa e trabalho;

  • Além disso, perde menos tempo produtivo ao ficar fora de trânsito e engarrafamentos;

  • Trabalha quando e quanto quiser desde que entregue os resultados esperados.

Desvantagens

  • Como você está em um ambiente mais relaxado, é muito mais fácil se distrair e procrastinar;

  • Você pode exagerar na dose e trabalhar muito mais do que o recomendado, sem tempos de descanso.

Como Implementar o Home Office

1. Disciplina e Organização

Mesmo que a ideia de trabalhar de pijama pareça agradável, não é muito recomendado fazer isso durante o regime. Vista-se como se estivesse na empresa e estabeleça um horário de trabalho similar aos horários comerciais padrões comumente utilizados. Também recomenda-se uma forte organização de tempo e espaço para evitar a perda de produtividade durante o trabalho.

2. Ambiente Perfeito

Além da disciplina, tenha um espaço específico para exercer suas funções de forma confortável e cômoda. Isso te ajuda a entrar no “modo de trabalho” ao pensar naquele local como um lugar para ser produtivo.

Portanto a mesa da cozinha, o escritório, um café sem muitas distrações ou local de coworking podem servir perfeitamente. Além disso, pedir a colaboração dos demais moradores da casa também é de grande ajuda para trabalhar melhor.

3. Internet de Qualidade

Mesmo que pareça um tanto óbvio, uma boa conexão com a Internet é, na maioria dos casos, fundamental. Por isso vá para locais com boas conexões ou invista você mesmo nela, diminuindo as chances de problemas relacionados.

4. Proteja seu Trabalho

Como você trabalha de casa, é fundamental possuir maneiras de evitar perder tudo por causa de imprevistos e acidentes. Por isso clique aqui para saber sobre as soluções na nuvem e aqui para melhor proteger-se contra vírus e similares.

5. Utilize o Acesso Remoto

Por mais que você trabalhe em casa, a Internet possibilita você acessar dados do seu trabalho através do Acesso Remoto. Porém, essa conexão precisa ser feita de forma segura, visto que partes criminosas podem usá-la para prejudicar sua empresa.

Por conseqüência, utilizar ajuda adequada para a criação e proteção dessa conexão é de fundamental importância para seu trabalho.  Ou seja, clique aqui para saber mais como proteger sua conexão de invasões com más intenções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *