Limpar o computador corretamente​

Se você acompanha nossos conteúdos, certamente já deve saber o quão sério e necessária a segurança digital pode ser. Portanto, para melhor ajudá-lo a proteger sua empresa, falaremos sobre uma das formas de ataque cibernético mais comuns: o ataque DoS e DDoS.

Esquema simples mostrando como um ataque DDoS funciona

As Definições de Ataque DDoS e DoS

O ataque DoS (Denial of Service/Negação de Serviço) sobrecarrega um servidor ou computador a fim de parar seu funcionamento apropriado. Para que isso aconteça, ele envia vários pedidos de pacotes de dados ao alvo, deixando ele sobrecarregado com pedidos. Nesse meio tempo, o computador não consegue processar nenhum pedido legítimo de usuários, impedindo o seu uso por eles.

Da mesma forma, o DDoS (Distributed Denial of Service/Negação de Serviço Distribuída) segue o mesmo princípio básico do DoS. Entretanto, o DDoS faz uso de máquinas zumbis/escravas que também bombardeiam o alvo com pedidos de pacotes de dados. Ou seja, com várias máquinas realizando o ataque conjuntamente, servidores muito maiores podem ser atingidos, como o caso da Sony.

Consequências de um Ataque

Primeiramente, esses ataques podem deixar um site ou serviço online completamente fora do ar por conta dos pedidos excessivos. E considerando o quão importante a Internet se tornou para muitas empresas e negócios, sem dúvida isso pode ser fatal.

Em segundo lugar temos o fato de que muitas vezes a sobrecarga pode ser tão séria que os servidores são destruídos. Se os servidores não foram preparados de forma adequada para receber muitos pedidos conjuntos, eles podem parar de funcionar completamente. Em resumo, isso significa que a suspensão temporária do serviço pode ficar permanente, ou até novos servidores serem providenciados.

Como se proteger

Conforme explicado anteriormente, o ataque DDoS busca sobrecarregar o servidor sem nunca invadir o serviço alvo. De fato, o ataque DDoS se distingue por nunca propriamente invadir o sistema que ele tem como alvo. Por consequência, as ferramentas de segurança mais populares (antivírus, antimalware, etc) não conseguem lidar com esse tipo de ataque.

Mas visto que esses ataques são relativamente comuns, existem diversos serviços de proteção específicos para combatê-los. Por exemplo, um firewall também pode ajudar a filtrar as conexões ao serviço do seu site ou servidor.

Mas se você for vítima de uma ataque, busque uma ajuda profissional adequada clicando aqui para melhor combater o problema. E se acaso quiser saber mais sobre outras formas de proteção, clique aqui para mais informações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *