Certificados Digitais e Criptografia

Sem dúvida você deve ter ouvido falar dos muitos casos de roubo de identidade através da Internet. Com isso, não é de se surpreender que esse tipo de crime corresponda a 65% dos crimes de violação de dados no mundo. Sendo assim, novas tecnologias vem sendo criadas para combater esse crime, como a criação e implementação dos certificados digitais.

Mas afinal o que são os certificados digitais e como eles podem proteger seus dados? Essa postagem descreverá resumidamente os certificados a fim de informar como eles aumentam a segurança dos seus dados pessoais

 

Mas o que é o roubo de identidade?

Certamente você já deve ter ouvido falar dos vírus de computador e como eles podem danificar seu computador. Mas mesmo assim as vezes as pessoas não conhecem os sinais de sua presença e acabam com suas máquinas infectadas. E uma vez que o computador seja infectado, pode ser que uma porta de entrada para criminosos seja criada nele.

Logo após essa infiltração, criminosos podem ter acesso a qualquer dado guardado na máquina, como senhas de banco e informações sigilosas. Dessa maneira, eles podem fazer uso dos dados roubados para fingir ser a pessoa, usando o cartão dela, por exemplo. E na maioria dos casos os criminosos tomam diversas precauções, de tal forma que fica quase impossível rastreá-los.

Os Certificados Digitais

Mas no final das contas o que são os certificados digitais e como eles ajudam a te proteger? Em síntese, eles são arquivos eletrônicos que operam como assinaturas digitais, aumentando a proteção quando você faz algo na Internet.

Do mesmo jeito que sua assinatura física comprova sua identidade, os certificados provam que é você, e não outra pessoa, que está fazendo a transação. Os certificados fazem uso do que há de mais avançado em criptografia para impedir que alguém use seu cartão de crédito, por exemplo.

Assim entre as ações que os certificados ajudam a facilitar e proteger, são:

5 Principais benefícios dos Certificados Digitais

  • Realizar transações bancárias com segurança;

  • Assinar e enviar documentos pela internet;

  • Acessar sites e ambientes de forma segura;

  • Garantir validade jurídica de documentos eletrônicos;

  • Economizar tempo através do uso de serviços online.

Tipos de Certificados

Embora a sua função básica seja a mesma, os certificados podem ser classificados pelos seus usos e níveis de segurança. Segue abaixo uma explicação resumida dos diferentes tipos de certificados.

    • De acordo com os usos

      • A: Antes de mais nada temos o tipo A, que se refere à assinatura digital. Servem ao propósito de identificar o dono, atestando a integridade e autenticidade da transação sendo feita por ele.

      • S: O certificado de sigilo/confiabilidade existe com o intuito de apenas garantir o sigilo da operação sendo feita. Assim somente quem tiver uma chave autorizada pode acessar a transação/documento que foi criptografado.

      • T: O carimbo do tempo (timestamp) serve para comprovar que uma informação existia em determinado momento no passado. Dessa forma você pode pensar nele como uma marca atestando que uma fonte segura emitiu um documento e quando essa emissão ocorreu.

    • De acordo com a segurança

      • A1: Usam chaves de 1024 bits geradas no computador, assim garantindo a segurança de qualquer ação. Se diferenciam dos outros tipos por não serem móveis, já que precisam estar armazenadas em um único computador.

      • A3/S3/T3: Em contrapartida com o A1, possuem elevados níveis de criptografia, garantindo assim uma maior segurança na proteção de dados. Além disso usam chaves de 2048 bits armazenadas em tokens ou smartcards, podendo ser levadas pelo dono e serem usadas em qualquer local.

Como posso me proteger adequadamente?

A princípio o melhor jeito de se proteger é tomar precauções para que seu computador não seja invadido. Entretanto adquirir alguma proteção adicional para melhor proteger seu computador pode ser de grande ajuda nessa prevenção. Clique aqui caso queira saber mais sobre as formas de aumentar a segurança de seu computador, evitando maiores dores de cabeça.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *