Se você está atualizado sobre o mundo digital, certamente deve ter ouvido falar da deep web e da dark web. E sem dúvida você deve ter ouvido esses termos serem usados de forma negativa, mesmo sem saber direito o motivo.
Mas a verdade pode ser um pouco mais complexa do que você imagina, como quase sempre é o caso. Seja como for, este artigo explicará de forma resumida as diferenças entre os termos e o motivo de você querer saber sobre eles.
Em resumo, a internet como um todo pode ser dividida em três partes básicas e bastante simplificadas:
• Surface Web: É a parte que a maioria dos usuários usa no cotidiano.
• Deep Web: Parte não indexável por mecanismos de buscas, precisa de alguma autorização para acessar.
• Dark Web: Parte da Deep Web aonde ocorrem atividades ilegais e criminosas.
Só para ilustrar a simplificação dada acima, imagine um iceberg, sendo a parte visível a surface web. Assim tudo que está abaixo da água é a deep web, que compõe a maior parte da internet moderna. Entretanto a grande maioria das pessoas nunca acessou suas partes mais profundas, principalmente devido à maior dificuldade para fazer isso.
Surpreendentemente para alguns, a deep web não é apenas usada para fins obscuros e ilegais, mas para o anonimato. E embora a ideia que somente criminosos aproveitem os benefícios dessa condição ser bem forte, nem sempre ela é verdade.
Acima de tudo, pense na deep web como um local aonde você não deseja que seu trabalho seja indexado aos mecanismos de busca. Dessa forma podemos encontrar bancos de dados, informações governamentais, registros médicos e muitas outras coisas que necessitam de maior proteção.
Por isso apenas aqueles autorizados a ter acesso a essa informação podem fazê-lo, garantindo uma maior segurança para os dados. E uma vez que a maioria que usa a deep web o faz através de softwares específicos, aumentando o seu anonimato, há uma chance menor dessa pessoa ser rastreada.
Como já dizia o escritor H.P Lovecraft, em tradução livre: “O processo de mergulhar no abismo sombrio é, para mim, a mais afiada forma de fascinação.” E ainda que não saibamos o motivo, sempre buscamos querer saber o que existe na escuridão.
Assim como no oceano, se aprofunde mais na deep web e você irá eventualmente chegar num local sem luz. Essa é a dark web, inegavelmente a parte mais sinistra e assustadora da internet, aquela que dá toda a fama da deep web.
A princípio é aqui que você encontrará toda e qualquer atividade criminosa e ilegal que puder imaginar. Dessa forma o acesso a esta seção exige poderosas ferramentas de criptografia, visto que você expõe a si mesmo a ataques só por estar lá. Entre as várias atividade que podem ser encontradas na dark web, temos:
• Tráfico de drogas;
• Pedofilia;
• Assassinos de aluguel;
• Tráfico humano;
• Vídeos reais de tortura e assassinato;
• Fóruns de discussão de grupos radicais (Estado Islâmico, Neonazismo, etc).
Mas como a dark web pode me afetar se não planejo sequer chegar perto dela? Bem, você pode não fazer isso, mas muitas pessoas fazem, sendo em sua grande maioria criminosos que não hesitariam em te prejudicar.
Pense nos casos aonde emails vazam na dark web, de tal forma que a sua segurança digital é comprometida. Como resultado, um investimento em uma proteção melhor pode melhorar a proteção dos seus dados pessoais de ataques.
Dessa forma, se quiser saber como pode melhor proteger seus emails da serem invadidos, clique aqui. E se acaso quiser aumentar a sua segurança digital como um todo, clique aqui.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs