Se acaso você possuir algum conhecimento sobre a Internet sabe que ela não é um local completamente seguro. Ao mesmo tempo que ela é uma fonte de conhecimento e oportunidades, ela também serve para usos criminosos e ilegais. Portanto uma linha de defesa precisa ser criada para garantir sua segurança e é isso mesmo que o firewall faz.
Em síntese, o firewall é um software/hardware que aplica uma política de segurança em parte de uma rede de computadores. Ele analisa o trafego de uma rede ao mesmo tempo que barra conexões de dados que podem ser danosas enquanto permite as conexões desejáveis.
Só para exemplificar, imagine que a internet é a água fluindo dentro de um cano e seu PC uma caixa d’água. O firewall é um filtro que fica na saída do cano barrando dejetos e coisas que contaminam a água. Sendo assim, os dejetos impedidos de entrar seriam os malwares e conexões de criminosos buscando roubar ou danificar seus dados.
Em síntese, ele permite barrar toda e qualquer conexão que você não queira que ocorra com sua rede. A fim de realizar esses bloqueios, ele permite que você configure livremente quais tipos de ligações ocorrem (ou não).
Sendo assim ele opera de duas formas possíveis: Bloqueando todo acesso e só permitindo os que tiverem permissão; ou o contrário, aonde toda conexão é permitida, com a exceção de algumas escolhidas pelo administrador.
Em primeiro lugar temos os filtros de pacotes, a primeira versão da tecnologia criada no fim dos anos 80. Ela é uma forma simples de proteção, mas não menos eficaz por conta disso, aonde o trafego é restrito com base no endereço IP ou porta de serviço.
Em segundo lugar temos esta variante criada nos anos 90 para oferecer ainda mais segurança que a anterior. Não só ela usa tudo do tipo anterior, mas também adiciona bloqueios relacionados ao início de conexões, pacotes que tenham sido iniciados a partir da rede protegida e pacotes que não tenham número de sequência corretos.
E em terceiro lugar temos esta nova geração, a primeira a ser lançada de forma comercial. Assim como suas predecessoras, ela faz uso de todos os recursos disponíveis além de adicionar novos. Entre elas estão a restrição de acesso FTP a usuários anônimos, de acesso HTTP para portais de entretenimento e de acesso a protocolos desconhecidos na porta 443.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs