Embora computadores tenham várias funções, a principal e mais crítica delas é a de guardar dados e informações dentro deles. Assim todos eles têm algum componente que seja capaz disso, seja ele um HD convencional ou um SSD.
Já que eles servem basicamente para a mesma coisa, muitos podem ficar confusos quando tiverem que escolher entre os dois. Por isso exploraremos as vantagens e desvantagens de cada um para facilitar sua escolha de forma de armazenamento.
Um HD ou HDD (Hard Drive Disk) é um disco rígido que usa polarização magnética para a gravação de dados. Quando operando, o disco fica girando e assim novos dados podem ser gravados ou acessados enquanto ele está se movendo.
Em contrapartida o SSD (Solid-State Drive) não possui nenhuma parte móvel em sua composição, parecendo qualquer chip de computador. Ele consegue ser assim ao usar a memória flash, a mesma encontrada nos pendrives e cartões de memória.
O antivírus é um software de detecção e eliminação de vírus, ao fim de aumentar a segurança de um computador. Eles atuam de forma principalmente preventiva, constantemente alerta a qualquer software novo que seja instalado na máquina sob sua proteção.
Embora possa não parecer, os primeiros HDs surgiram na década de 50, se popularizando mais para os anos 80. E por isso seu preço já é bem menor, visto que se trata de uma tecnologia muito mais antiga. De fato, a maioria dos computadores no mercado já vem com eles instalados graças ao seu preço relativamente baixo.
Conforme uma tecnologia fica mais antiga, ela vai sendo melhorada cada vez mais, e isso se aplica perfeitamente aos HDs. Atualmente não é nada estranho encontrar HDs de vários terabytes de armazenamento, com o preço subindo razoavelmente pouco de um pro outro. Assim se você precisar de enormes quantidades de dados armazenados, um HD certamente terá qualquer quantia que seja preciso.
A fim de funcionar, o disco do HD precisa estar em movimento constante, gerando algum barulho. E apesar de que com o tempo acabamos por nos acostumar com esse som, ele nunca deixa de estar presente.
Já que ele está sempre se movendo, o HD é muito suscetível a movimentos bruscos, que podem danificar o disco. Desse modo, quando danificado os dados armazenados podem ser perdidos de forma permanente, gerando maiores cuidados ao usar um HD.
Uma vez que o HD funciona mecanicamente, ele precisa mover um cabeçote para conseguir acessar os dados armazenados no disco. Por isso o tempo que o PC leva pra acessar os dados depende da velocidade que o cabeçote se move. Assim há um pequeno atraso no acesso dos dados que apesar de pequeno, pode se tornar significativo em modelos antigos.
Em contraste com o HD, o SSD não tem nenhuma parte mecânica ou móvel em sua composição. Dessa maneira, ele é completamente silencioso enquanto opera, diminuindo de forma drástica o barulho gerado pelo computador enquanto está ligado.
Visto que o SSD não tem partes móveis, as chances de uma peça acabar quebrando diminuem bastante. Isso ocorre em virtude do fato que nenhuma peça pode sofrer danos ao se mover, diferentemente do HD.
Como resultado de não ter partes móveis, o SSD não precisa consumir energia para movimentar nenhum componente para funcionar. Sendo assim, ele acaba consumindo muito menos energia que o HD para funcionar.
Assim como os cartões de memória e pendrives, os dados gravados no SSD são acessados de forma quase automática. Ou seja, não existe o pequeno atraso dos HDs quando o SSD busca os dados armazenados.
Apesar de fisicamente mais resistentes, cada gravação consome a capacidade de segurar cargas elétricas, diminuindo o tempo de uso dos SSDs.
Posto que os SSDs são mais modernos, eles acabam sendo mais caros que o HD quando comparados com capacidades similares.
Ainda que possamos encontrar SSDs com grandes capacidades de armazenamento, o seu preço torna eles inviáveis para a grande maioria. Por isso, na maioria dos casos o SSD que é instalado tem capacidade menor que um HD de preço parecido.
Ao escolher um deles, você precisa considerar acima de tudo suas necessidades e como cada peça será usada. Depois de pensar nisso, você pode clicar aqui para poder ver suas opções em HDs e SSDs para comprar.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
Uma resposta para “HD ou SSD: Qual a melhor opção?”
Bom