Algo que bastante gente não sabe é a melhor forma de se limpar o computador, o que diminui sua vida útil. De acordo com dados do IBGE, 116 milhões de pessoas têm acesso à internet em todo o Brasil. E como resultado uma enorme parte dessas pessoas certamente usa algum tipo de computador, seja desktop ou portáteis.
É provável que muitos não deem a devida atenção aos seus computadores, apenas se importando em cuidar deles quando falham. Sendo assim, adotar certos costumes não apenas aumenta a vida útil do computador, mas também reduzem a necessidade de reparos.
Em primeiro lugar temos algo que em teoria deveria ser óbvio, mas a grande maioria das pessoas não faz. De fato, é bastante provável que muitos nem tenham aberto os seus computadores desde o dia em que foram comprados.
E isso acaba causando um grande acúmulo de poeira nos componentes da CPU, atrapalhando a ventilação e podendo gerar superaquecimento. Por isso a realização de limpezas periódicas pode ajudar, e muito, na extensão da vida de seus computadores. Mas considerando o quão sensível são as partes de um computador, qual a forma mais segura de realizar a limpeza?
Em primeiro lugar é recomendado desligar o computador, desconectando todos os cabos dele durante a realização da limpeza. Também se recomenda evitar usar água ou álcool para a limpeza dos componentes eletrônicos, dessa forma evitando possíveis falhas. Além disso, tudo deve ser feito com cautela e delicadeza, visto que estamos falando de peças extremamente sensíveis.
1º Passo: Use o aspirador de pó nas entradas de ar, assim retirando a maior parte da poeira alojada nesses locais.
2º Passo: A fim de limpar o exterior, use um pano levemente umedecido para a retirada da sujeira presente. Entretanto, não use um pano molhado, pois a água pode entrar dentro do computador e afetar algum componente interno. E por fim passe um pano seco para retirar o máximo possível da umidade.
3º Passo: Logo após finalizar com a parte externa, use a chave Philips para abrir a CPU, expondo o seu interior. Em seguida use o pincel para a retirada da poeira presente nos componentes, de forma delicada para evitar quebrar algo. Se acaso você souber desmontar o computador, vale retirar os componentes para a limpeza dos mesmos e de suas entradas.
4º Passo: Finalize a limpeza passando um pano seco pelos cabos, com o propósito de retirar a poeira grudada neles.
5º Passo: Apreciar a satisfação de ter conseguido limpar o computador com sucesso.
Apesar de ter conseguido limpar o computador, ele não irá permanecer assim sozinho, precisando de sua ajuda constantemente. A fim de manter o computador em boas condições, uma limpeza mensal seria a melhor solução. Ainda que não seja possível realizar uma limpeza mais robusta nessa frequência, pequenas verificações a cada um tempo evitarão problemas.
Mas é preciso que se saiba que apenas a limpeza do hardware não faz milagres, sendo necessário cuidados com o software também. Mas se mesmo após todos os cuidados serem tomados algo negativo ainda acontecer, faça uso de serviços de assistência qualificados.
Sendo assim, clique aqui para saber reconhecer uma boa assistência técnica. E caso tenha danificado alguma peça enquanto limpava, clique aqui para saber como recuperar seus dados.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs