RAID em Disco

Se acaso você trabalhar ou lidar com segurança digital, já deve ter ouvido falar do armazenamento RAID. Mas mesmo quem vê esse termo com frequência pode não saber ao certo como ele funciona ou o seu significado. Portanto explicaremos o que é RAID é e como ele melhora a segurança dos seus dados.

Um RAID de disco é simplesmente vários HDs conectados com um único propósito.

RAID sem complicações

RAID é a abreviatura para Redundant Array of Independent Disks, ou Matriz Redundante de Discos Independentes em tradução direta. Em resumo, tratam-se de vários HDs combinados para formar uma única unidade lógica, possibilitando o acesso de dados entre discos.

Ou seja, pense na RAID como um único grande HD composto por vários menores. Na prática isso significa que se um deles sofrer algum problema (queimar, componente falho, etc), o resto continua operando. Como resultado desse processo, os dados ficam muito mais seguros graças a essa redundância, evitando a perda de dados importantes.

Tipos de RAID

Tipo 0

Também chamado de fracionamento, os dados se dividem em segmentos divididos pelos discos sem nenhuma redundância. Desse modo há uma troca entre o acesso mais rápido aos dados ao custo da segurança contra perda de dados.

Tipo 1

Em seguida temos o espelhamento dos discos, aonde um disco A é a cópia exata de um disco B. Assim como o RAID 0, permite acesso rápido aos dados, mas com redundância adicional, garantindo maior proteção contra perdas.

Tipo 2

Uma vez que todo HD já possuiu sua função de detecção de falhas nos discos, este tipo caiu em desuso.

Tipo 3

Em virtude de sua divisão de dados pelos discos da matriz, sendo um disco responsável por paridade de dados, este tipo possibilita transferência de grandes quantidades de dados. Entretanto isso vem ao custo de uma montagem de hardware mais complexa.

Tipo 4

Parecido com o 3, mas com os dados divididos entre os discos, possibilitando a sua reconstrução por mecanismos de paridade.

Tipo 5

É uma evolução dos tipos anteriores, posto que faz uso de elementos dos outros tipos anteriores para operar. Só que o sistema de paridade é armazenado entre vários discos alternados, possibilitando uma recuperação de informações mais confiável.

Tipo 6

Em síntese é a mesma coisa que o tipo 5, sendo o diferencial o dobro de bits de paridade. Com isso mesmo se dois discos inteiros apresentarem falhas, os dados serão recuperados sem problemas.

Tipo 10

Misturando os tipos 0 e 1, faz sempre uso de um número pares de discos para funcionar. Assim metade dos discos serve para o armazenamento de dados, enquanto que a outra metade são cópias deles.

Como posso adquirir um sistema RAID?

Basicamente você consegue montar um sistema desses juntando vários HDs de formas específicas para formar toda a redundância. Portanto clique aqui para começar os primeiros passos na obtenção do seu próprio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *