Ransomware

Se você acompanha nossos conteúdos, certamente deve ter lido em algum momento sobre o ransomware, mesmo que somente de passagem. Portanto, o artigo de hoje irá falar sobre o que ele é, como te afeta e como se defender dele.

Muitas vezes o ransomware pode ser uma das maiores ameaças à sua segurança digital

Mas o que é o Ransomware?

Em resumo, o ransomware é um software malicioso que bloqueia o acesso a um sistema computacional pelos seus usuários. Isso é feito principalmente para exigir um resgate pela recuperação de acesso, forçando o usuário a pagar os criminosos.

A fim de infectar seu computador, os criminosos fazem uso de emails, sites falsos e até mesmo mensagens de texto. E assim que conseguir infectar seu computador ou servidor, ações como bloqueio da tela e criptografar arquivos importantes são comuns.

Os Tipos de Ransomware

Scareware

Em síntese, trata-se de uma mensagem falsa de um antivírus ou suporte técnico informando que seu computador foi infectado. Dessa forma, a mensagem informa que você precisa pagar para se livrar da ameaça, que na verdade não existe realmente.

Assim, a melhor coisa a ser feita é passar um escaneamento de um antivírus real e ignorar as mensagens. Programas de antivírus legítimos não ficam pedindo novos pagamentos após você comprar sua licença (nem mesmo os gratuitos fazem isso).

Bloqueador de Tela

Em segundo lugar temos os bloqueadores de tela, que como o nome diz bloqueiam o uso da tela do computador. A fim de te enganar melhor, muitas vezes uma “mensagem” de um órgão como a Polícia Federal aparece na tela. E embora possa variar, a mensagem informa que existem arquivos criminosos no seu computador e que você precisa pagar uma multa para liberar seu uso.

Antes que você decida pagar, lembre-se que nenhum órgão oficial iria bloquear sua máquina dessa forma (seria um ato ilegal). Se acaso existir realmente algo ilícito no computador, qualquer organização iria buscar formas legais de lidar com isso. Portanto, se essa mensagem ou similar aparecer quando você inicializa o computador, leve a alguma assistência técnica competente.

Criptografia

Em terceiro lugar temos o tipo de ransomware mais perigoso: A criptografia de arquivos ou servidores, impedindo totalmente o acesso a eles se você não tiver a senha. Como resultado dessa criptografia, geralmente o único jeito de recuperar os arquivos sequestrados é pagando o seu resgate. Isso se deve ao fato que sem a chave ou método usado na criptografia, é praticamente impossível quebrar o código.

Como evitar os Ataques

Antes de mais nada, jamais pague o resgate de seus dados! Isso é recomendado por entidades como o FBI e só serve para criar novas vítimas.

Primeiramente, ter um bom sistema de segurança para seu computador já é de grande ajuda para evitar qualquer invasão. Por isso clique aqui caso queira saber como obter esse sistema de segurança.

Em seguida, faça backups constantes dos seus dados para evitar usas perdas caso você seja infectado. Dessa maneira, clique aqui para obter um backup na nuvem confiável para guardar seus dados.

E por fim, mantenha seus programas e sistemas operacionais atualizados, evitando a exploração de brechas nos sistemas. Além disso, esteja sempre atento a mensagens e sites suspeitos, lembrando-se que se parecer suspeito, sem dúvida é.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *