Network

Você pode não perceber, mas a sua rede de computadores é o núcleo de toda a infraestrutura de TI. Assim sendo, uma rede bem projetada e eficiente irá aumentar a produtividade do seu negócio de forma substancial. E da mesma forma, um design ruim pode causar diversos problemas e talvez você nem perceba o quanto se perde. A HARDTEC poderá solucionar os seus problemas de rede com o propósito de incrementar a eficiência do seu negócio.

Em primeiro lugar, o que é network?

Em resumo, network é a conexão entre dois ou mais aparelhos por uma rede, seja wireless ou cabeada. Primeiramente, uma rede de computadores consiste em uma variedade de componentes diferentes, incluindo, entre outros: cabeamento de rede de dados, switches, pontos de acesso, computadores, aplicações e VPN.

Nossos consultores possuem o conhecimento e experiência para projetar soluções com a finalidade de otimizar a rede de sua empresa. Avaliando suas necessidades e requisitos, bem como as soluções já implementadas, podemos discutir suas necessidades e elaborar um novo projeto. Assim podemos nos certificar que o planejamento de rede vai funcionar de acordo com as expectativas ou até supera-las. Para que isso aconteça, fazemos uso de diversos equipamentos diferentes, todos usados para providenciar uma rede voltada para suas necessidades:

  • Redes locais (LANs) e Remotas (WANs e VPNs)
  • Redes sem Fio (Wireless)
  • Firewalls
  • Roteadores
  • Switchs
  • Controle de Acesso à Internet

Mas qual a diferença entre LAN, MAN e WAN?

ma rede permite que computadores se conectem e comuniquem-se uns com os outros. Assim sendo, existem basicamente três tipos de rede em maior uso atualmente, cada uma ligeiramente diferente: LAN, MAN e WAN. As três atuam de maneira idêntica, sendo a diferença principal a área de atuação de cada uma delas

Além dessas três, existem alguns outro tipos de redes, como por exemplo:

  • PAN (rede de área pessoal)
  • SAN (Storage Area Network)
  • EPN (Enterprise Private Network)
  •  VPN (Rede Privada Virtual)

Rede Local - LAN

A LAN, ou rede local, serve para conectar dispositivos de tal forma que se compartilhe dados, ferramentas e programas. Em princípio essa conexão é realizada por um switch através de um esquema de endereçamento definido por um protocolo TCP/IP.  Além disso esses endereços são exclusivos para cada computador dentro de uma rede, permitindo maior identificação e manejo de dispositivos.  E finalmente os roteadores servem à função de conectar a LAN á rede WAN de cobertura superior.

A transmissão de dados é rápida graças ao número limitado de máquinas conectadas à rede, sendo que por definição a conexão deve ser rápida e feita com hardware mais barato. A área de cobertura de uma LAN é de no máximo alguns quilômetros e são em sua maioria de propriedade privada e de fácil planejamento e manutenção, com chances de erros e ruídos de transmissão consideravelmente baixas.

Um exemplo clássico de uma rede LAN seria o de um grupo em uma lan house jogando uma partida de Counter Strike sem usar a internet, conectando-se através da rede LAN do local.

Rede Metropolitana - MAN

A rede MAN ou Metropolitan Area cobre uma área superior a uma LAN, servindo para conectar dois ou mais computadores através de grandes distâncias, podendo também servir como um ISP (Internet Service Provider). A MAN é projetada para clientes que precisam de conectividade de alta velocidade.

Quando comparadas, a MAN possui menor tolerância a falhas e maior congestionamento na rede, sendo algo dispendioso que pode ou não pertencer a uma única organização. Além disso, a taxa de transferência de dados e atraso de propagação desse tipo de rede são moderados.

Alguns exemplos de redes MAN: a rede de uma companhia telefônica fornecendo linhas DSL aos seus clientes ou a rede de televisão a cabo em uma cidade.

Wide Area Network - WAN

A WAN ou Wide Area Network é uma rede de computadores que se estende por uma enorme área geográfica, podendo alcançar até mesmo a área de um estado ou país. Ela pode ser composta de diversas LANs conectadas umas as outras por meio de linhas telefônicas ou ondas de rádio, podendo ser limitada a uma empresa ou acessível ao público, sendo a tecnologia necessária relativamente cara e avançada, limitando a sua implementação.

A WAN é a mais complexa de projetar e manter e assim como a MAN possui baixa tolerância a falhas e maior congestionamento em sua rede, assim como o surgimento de ruídos e erros serem mais frequentes que em uma MAN.

Após a conexão de um certo número de LANs em uma única WAN, a taxa de dados começa a diminuir consideravelmente, sendo que o maior problema ao se manter esse tipo de rede é o atraso na propagação dos dados.

Um exemplo bem simples de uma rede WAN seria a internet, que nada mais é que uma enorme rede conectando computadores através do mundo inteiro.

Interessado?

Peça já um orçamento!