Spam: 5 Formas de se Proteger

No momento em que os seres humanos começaram a se espalhar pelo mundo, a comunicação entre locais distantes ganhou maior importância. Como resultado a velocidade das informações se propagarem era vital, sendo que quem tinha os melhores sistemas tinha uma clara vantagem. E dessa mesma forma as comunicações foram evoluindo, dando origem ao e-mail, que levou consequentemente ao spam.

Mas o que é o spam?

Em resumo o spam é um e-mail que foi enviado por um desconhecido sem o seu consentimento para recebê-lo. E embora nem sempre seja o caso, na maioria das vezes o spam é alguma forma de propaganda.

E mesmo que a maioria seja relativamente inofensivo, às vezes eles podem conter algum vírus ou roubar seus dados pessoais. Assim ter conhecimento sobre eles pode ajudar você a proteger a si mesmo e a sua empresa de ameaças.

5 Principais Formas de se proteger de Spams

1. Nunca forneça seu e-mail em locais suspeitos

Para você receber um spam, em primeiro lugar é preciso que alguém tenha conseguido o seu e-mail de alguma forma. Portanto evite ao máximo compartilhar seu e-mail em locais públicos como fóruns abertos ou chats com muitos desconhecidos. Além disso, não forneça seu e-mail para sites e serviços suspeitos e crie um e-mail específico para isso caso seja necessário.

2. Nunca abra e-mails suspeitos

A princípio a maioria dos serviços de e-mail possuem alguma proteção contra spams, enviando-os para uma pasta específica. Desse modo tudo que você precisa fazer é deletar o que está nessa pasta sem nunca nem abrir as mensagens. Mas a detecção automática não é perfeita, então se receber um e-mail desconhecido em geral a melhor política é apagá-lo sem nunca ler o seu conteúdo.

3. Nunca responda spams ou clique em links enviados por eles

Mas é claro que nem sempre apagar tudo é possível, ainda mais com e-mails empresariais aonde um potencial novo cliente será obviamente desconhecido. Por isso você precisa ficar atento para jamais clicar em nenhum link enviado por uma fonte que pareça suspeita. E sob o mesmo ponto de vista não responda esses e-mails, especialmente se forem propagandas, pois assim você só facilita eles enviarem novos e-mails.

4. Dificulte a vida de quem quiser seu e-mail

Visto que a maioria dos sistemas de detecção de e-mail para o envio de spam são automáticos, existem formas de dificultar esse processo. Então tente escrever o seu endereço de e-mail por extenso (meuemailarrobagmailpontocom) ou enviar uma imagem com o e-mail escrito nela.

5. Utilize um bom serviço anti-spam

Caso queira aumentar sua proteção contra spams, é possível investir em programas especializados nisso, os anti-spams. Clique aqui caso queira saber mais sobre como eles funcionam e como adquiri-los.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *