Spyware: Vírus Espião

A fim de melhor informar nossos leitores sobre os diferentes tipos de vírus, hoje falaremos do spyware. Assim como o ransomware e cavalo de troia, trata-se de um dos vírus de computador mais populares e conhecidos.

O Spyware pode servir como porta de entrada para outros vírus e criminosos.

Ameaça Oculta

Spyware é um termo em inglês para software espião, o que significa que ele é instalado sem nenhum consentimento. Logo após ele ser instalado, ele passa a monitorar as atividades do computador, enviando essas informações para os criminosos.

Sendo assim, informações como histórico de internet, senhas, arquivos confidenciais e outros estão sujeitos a serem vigiados e roubados. Além disso, o spyware é um dos malwares mais difíceis de se detectar, executando suas operações em segundo plano.

A Infiltração do Spyware

Em resumo, os spywares se infiltram através de cavalos de tróia ou um download de um software aparentemente legítimo. Dessa maneira, entrar em sites desconhecidos e abrir arquivos de emails desconhecidos também podem ser maneiras de infectar sua máquina.

Celulares também não são imunes à infecção, pois se conectar a uma Wi-Fi desprotegida pode dar acesso aos criminosos. E assim como nos computadores, abrir arquivos de fontes suspeitas e visitar sites desconhecidos podem causar a invasão.

Como evitar uma Invasão

Primeiramente, mantenha seu antivírus atualizado e pronto para barrar qualquer invasão. Portanto, se quiser adquirir um antivírus confiável para sua empresa, clique aqui para saber mais.

Em segundo lugar, fique atento a qualquer download, evitando fontes não confiáveis ou oficiais. Da mesma forma, não clique em propagandas suspeitas ou que pareçam boas demais para serem verdade.

Fui Infectado, e agora?

Se acaso você perceber sinais que seu computador foi infectado com um vírus, existem passos simples para resolver a situação. Antes de mais nada, passe um antivírus robusto para verificar se realmente existe uma invasão acontecendo no computador. Em seguida, busque qualquer banco que você tenha conta e avise sobre a possibilidade de vazamento de informações, seguindo as orientações do mesmo.

Da mesma forma, mude todas as senhas que possam ter sido roubadas, buscando senhas fortes para evitar novas invasões. E se mesmo depois que fazer tudo isso ainda não se sentir seguro, ou quiser uma proteção melhor, clique aqui para mais informações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *