Um computador pode sofrer vários problemas diferentes, mas um dos mais conhecidos e odiados é o de superaquecimento. Qualquer equipamento eletrônico pode eventualmente sofrer com esse problema, o que torna saber como reconhecer, e se prevenir, vital.
Mas afinal como que podemos reconhecer os indicadores que nosso computador está prestes a pegar fogo e derreter? A princípio um computador não deve estar com nenhuma parte acima de 55 ºC, com algumas exceções sendo possíveis. Dessa forma quando há a chance da temperatura ultrapassar esse valor, o computador dará alguns sinais indicando o problema.
Pode parecer óbvio, mas tocar no computador e perceber que ele está quente demais pode ajudar a perceber um superaquecimento. Por exemplo, ao tocar no topo da CPU (normalmente uma parte mais fria) ela estiver surpreendentemente quente, pode ser um superaquecimento.
É comum que computadores tenham peças móveis, ou seja, que fazem algum tipo de som quando estão funcionando. Assim um dos principais sons é o ventilador que opera a fim de resfriar as peças e impedir o superaquecimento. Dessa forma, se você estiver ouvindo zumbidos estranhos ou sons de “bipes” constantemente, pode ser que o cooler esteja defeituoso.
Inegavelmente o sintoma mais conhecido, um superaquecimento pode causar o desligamento repentino de seu computador caso o limite seja ultrapassado. Caso seu computador inesperadamente desligue e o seu interior esteja mais quente do que deveria, talvez ele esteja superaquecendo.
Agora que sabemos alguns sinais, podemos assim saber como prevenir que nosso computador sofra um superaquecimento, poupando mais um estresse. Existem várias práticas e ações que servem ao propósito de impedir que o computador superaqueça, muitas bem simples e rápidas.
De acordo com uma “lenda urbana”, se você deixar a CPU aberta o ar circula melhor e esfria o PC. De fato, maior circulação ajuda no resfriamento, mas também ajuda a acumular mais poeira e sujeira nas peças. Assim o seu computador vai sendo impactado com maiores temperaturas com o passar do tempo, aumentando a sua temperatura.
Com o tempo sujeira acumula dentro do computador, dessa forma impactando de forma negativa o resfriamento dele, levando ao superaquecimento. Em outras palavras, limpar o computador de forma constante irá garantir que isso jamais seja um problema. Por isso, se quiser saber como limpar seu computador adequadamente, clique aqui.
Se acaso nem souber o que é um overclocking, pode ficar sossegado que ele não te causará problemas. Em resumo, o overclocking serve para aumentar a capacidade do PC além do seu limite normal, melhorando o seu desempenho. Mas isso exige mais trabalho do computador, o que pode levar à maiores temperaturas e talvez ao superaquecimento.
É possível que o ventilador não consiga dar conta das necessidades do seu computador, principalmente se for uma máquina antiga. Assim a troca dele por uma versão mais nova, ou até mesmo adicionar um segundo se possível, pode ajudar bastante. Além disso, usar um water cooler pode melhorar ainda mais a retenção de calor da máquina, protegendo melhor o computador.
Se mesmo depois de todas as precauções o computador ainda assim sofrer superaquecimento, talvez seja a hora de buscar ajuda. Clique aqui para saber mais sobre como recuperar seus dados depois de ter um superaquecimento no seu computador. E clique aqui caso queira saber mais sobre como ter assistência rápida quando um problema surgir.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs