Qualquer um que trabalhe com computadores já deve ter ouvido falar dos diferentes tipos de vírus de computador. Com cuidado e atenção a alguns sinais de sua presença. podemos acabar com eles antes que causem algum estrago significativo.
Entretanto como já dizia o ditado, “conhecimento é poder”, e isso se aplica perfeitamente ao mundo dos vírus e malwares. Saber de forma básica quais os tipos de vírus de computador não apenas fornece maior proteção, mas também permite uma resposta mais rápida à ameaça.
É provável que você já tenha ao menos ouvido falar sobre este tipo de ameaça, talvez uma das mais conhecidas. Eles não apenas são capazes de causar a perda de dados importantes, mas também a de gerar enormes perdas financeiras.
Em resumo, ele funciona através de um programa que entra no sistema quando alguém conectado abre o programa infectado. Uma vez que tenha acesso, o vírus procura brechas para se infiltrar no sistema, finalmente invadindo-o quando a encontrar. E logo depois de ganhar acesso, o vírus impede o acesso dos usuários normais aos dados guardados no sistema.
Desse modo quem criou o vírus pode pedir um resgate (ransom) para liberar o acesso dos donos aos dados. Se acaso o pagamento não for feito, os “sequestradores” ameaçam apagar toda informação guardada no sistema atacado, gerando enormes perdas.
Assim como o ransomware, este é um dos tipos de vírus de computador mais famosos que existem atualmente. Ele é nomeado pelo famoso cavalo de madeira da Guerra de Tróia, tendo o propósito de enganar as suas vítimas.
Ele se passa por um programa legítimo com o propósito de enganar as pessoas, que o instalam sem saber. Depois que ele é instalado, ele passa a controlar o computador, roubando informações ou conectando ele a uma rede zumbi.
Outro vírus bem famoso, o spyware se infiltra no computador, dessa forma roubando as informações guardados na máquina. E logo depois de encontrar os dados que o hacker deseja, o vírus envia eles para quem o criou.
Mas ele também pode modificar configurações do computador e instalar outros programas após se infiltrar, trazendo ainda mais ameaças. E além disso ele se espalha através de sites falso, SPAMs, sites legítimos de forma ilegal, entre outros métodos.
Tornou-se famoso no começo dos anos 200, os worms são uma variação de vírus que não precisa de interação humana. Ele se replica continuamente dentro do sistema infectado, criando várias cópias e dessa forma dificultando ainda mais sua completa remoção.
E apesar de poderem usar técnicas comuns para se infiltrarem, worms são especialistas em usar falhas do próprio sistema operacional. Após achar uma dessas falhas, o vírus se instala automaticamente com o propósito de se proliferar e causar danos.
Provavelmente o mais simples de ser identificado, mesmo por um leigo, o adware pode ser uma irritação ou um problema. Ele existe com a finalidade de ficar mostrando um anúncio indesejado no seu computador, infiltrando-se em locais que não deveria. Só que muitas vezes para isso eles desabilitam a segurança do sistema, possibilitando outros que outros vírus invadam-no.
Como dito antes, atenção e cuidado são as melhores formas de proteção, visto que o vírus precisa entrar no sistema para funcionar. Mas se quiser saber como identificar quando um deles já invadiu sua máquina, clique aqui para mais informações. Mas se você ainda for invadido, clique aqui para saber como conseguir eliminar o problema e aumentar sua segurança.
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs
(11) 96635-7078
Seg – Sex das 8:00 – 18:00 Hs