Vírus Cavalo de Troia

Certamente você já ouviu falar dos vírus de computador e como eles podem afetar a você e a sua empresa. Sendo assim, a Hardtec lançará uma série de artigos detalhando alguns dos principais tipos de vírus de computador existentes. Portanto, começaremos com um dos mais famosos, o vírus Cavalo de Tróia.

O vírus cavalo de troia serve como porta de entrada para outros vírus e malwares.

Mas o que é o Vírus Cavalo de Troia?

Em resumo, esse tipo de vírus se esconde se fazendo passar por algum software legítimo, enganando aqueles que o instalam. Como resultado dessa infiltração, o vírus pode dar acesso ao computador a criminosos e instalar outros malwares na máquina.

Origem da Expressão

Se acaso você gostar de literatura clássica, o nome do vírus deve ser bem familiar. Afinal, ele foi nomeado homenageando o cavalo de madeira usado pelos gregos durante a Guerra de Troia, garantindo sua vitória.

Concebido pelo herói Odisseu/Ulisses, ele foi um presente “dos deuses” a Troia, contendo tropas gregas escondidas em seu interior. Após levar o cavalo para dentro das muralhas da cidade, bastou os gregos abrirem os portões para Troia ser derrotada. De fato, a expressão “presente de grego” também se origina dessa história, sinalizando um presente dado com segundas intenções.

Como Afeta Você

Em primeiro lugar, o vírus pode abrir uma backdoor no computador, possibilitando acessos indevidos aos dados contidos nele. Assim que obtêm acesso, os criminosos podem controlar completamente a máquina, até mesmo impedindo seu acesso, possibilitando o ransonware.

Em seguida temos a capacidade de instalar novos softwares no computador, muitas vezes novos vírus e malwares. Dessa forma, o computador fica ainda mais comprometido e fragilizado, facilitando novos ataques.

Em terceiro lugar, o vírus pode roubar dados e informações automaticamente, sem necessitar de controle humano. Com isso os criminosos podem vender seus dados a concorrentes ou até mesmo fazer uso dos mesmos para te prejudicar.

E por último, eles podem tornar sua máquina um “zumbi”, isto é, torná-la parte de um ataque DdoS. Ou seja, seu computador se tornará “cúmplice” em um ataque a algum outro alvo, seja um servidor ou outro computador.

Mas como se proteger?

Para que você consiga se proteger de qualquer vírus, o melhor remédio é o cuidado constante. Por exemplo, não instalar nada suspeito já é um grande passo, assim como manter seu antivírus atualizado.

Por isso clique aqui e aqui para saber como melhorar a segurança digital da sua empresa. Mas se mesmo assim você for atacado, clique aqui para saber como se livrar do vírus.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *