Worm: Legião de Invasores

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dele, é provável que o worm seja um dos malwares mais perigosos existentes. Assim como o vírus, ele pode infectar sistemas computacionais e levar a grandes prejuízos financeiros e pessoais. Entretanto, ele possui uma diferença que o torna extremamente mais danoso que um vírus comum, e mais complicado de eliminar.

Os Perigos do Worm

Conforme dito antes, o worm se difere do vírus pela sua habilidade de replicação autônoma, sem necessitar ajuda humana. Ou seja, uma vez infectado, um computador terá dentro dele múltiplas cópias do malware, que continuam o ciclo de replicação.

Mas ele não se limita à máquina original, usando redes locais, Internet e envio de emails para se espalhar. Em resumo, isso significa que uma vez que a infecção inicial ocorre, é extremamente complicado impedir ela de se espalhar.

Origens do Mal

É provável que o primeiro worm tenha sido criado em 1988 por Robert T. Morris Jr., estudante do MIT. Usando uma vulnerabilidade do BSD Unix, o malware se propagou através da internet e dessa forma infectando vários computadores.

Assim que a notícia se espalhou, o uso dos worms se popularizou e tornou-se uma prática comum por criminosos. De fato, muitas vezes os worms são usados para criar vulnerabilidades em um sistema, facilitando a entrada de outros vírus.

Como se proteger

De maneira idêntica a todas as ameaças digitais, a vigilância constante é o melhor jeito de impedir um eventual ataque:

  • Evitar abrir emails suspeitos ou de origem não-confiável;

  • Não entrar em sites que possam causar a infecção;

  • Manter um programa de antivírus ou antimalware atualizado e operante;

Com tudo isso em mente, clique aqui para adquirir uma proteção sólida com o fim de se proteger dessas ameaças. E se acaso você acha que foi infectado por um worm ou qualquer outro malware, clique aqui para receber ajuda.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *