BIOS: Uma explicação Básica

A BIOS, ou Basic Input/Output System, é um sistema que opera funcionalidades de grande importância para o funcionamento do computador. Como resultado disso, se ela parar por qualquer motivo, o computador também irá parar, levando à famosa tela azul.

Imagem Principal do artigo sobre BIOS site Hardtec

Os principais perigos

Uma das funções da BIOS é identificar as peças de hardware no computador, assim como se está tudo certo neles. Assim só depois dela confirmar todo o hardware é que o sistema operacional ganha controle e inicializa o computador.

Além disso, a BIOS permite que você verifique e mude algumas informações, como o relógio do sistema, a temperatura, etc. E é a BIOS que define como o computador se inicializa, ou seja, se é pelo HD, CD/DVD ou USB.

E se acaso você queira aumentar a performance do computador, é possível fazer isso através da BIOS. Para que isso aconteça, você pode usar o overclook e o underclook livremente com ela, desde que saiba dos riscos.

Mas como posso evitar todos esses problemas?

Em resumo, seu computador simplesmente não inicializará, ou até mesmo não funcionará por completo. Isso acontece em virtude de todas as operações realizadas pela BIOS, que apesar de simples são extremamente importantes.

Por isso que a BIOS é gravada em memória ROM, aquela que não permite nenhuma manipulação do usuário. Assim fica impossível desinstalar ela do PC, sendo possível apenas atualiza-la ou modificar certos parâmetros permitidos, como o relógio.

Sendo assim, se você não souber como configurar a BIOS, é melhor não tentar fazer nada caso um problema apareça. E se quiser ter acesso à profissionais capacitados para quando houver algum problema na sua empresa, clique aqui para detalhes. E caso queria saber mais sobre o que é a memória ROM, bem como outros tipos de memória, clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *